Como fundar uma ong
Deve ser elaborado o estatuto da ONG.
Convocar uma Assembleia geral de fundação da ONG, votação do estatuto e da diretoria e conselho fiscal. O comunicado deve ser público e veiculado nos principais meios de comunicação (internet, jornais...). Deve ser publicado com pelo menos 3 dias de antecedência.
Os membros presentes nesta assembleia serão considerados membros fundadores. Deve ser feita uma ata constando o nome dos presentes com RG e CPF. Outra ata de fundação deve descrever o curso da assembleia, citando o número de presentes, quem conduziu a reunião e as pessoas determinadas por votação para cada cargo. O endereço deve constar no estatuto e na ata.
3.Cargos: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, 1° suplente, 2° suplente, 3 conselheiros fiscais.
4. Deve ser encaminhado ao cartório de registro de registro de títulos e documentos, 2 vias da ata de fundação (assinada por toda a diretoria), ata de presença, 2 vias do estatuto ( todas as páginas rubricadas pelo presidente e pelo advogado responsável), cópias de RG e CPF dos membros da diretoria, comprovante de residência do presidente, a assinatura do presidente deve ter a firma reconhecida em todos os documentos. Custo em torno de R$300.
5.Após sair o registro, deve procurar um contador com toda esta documentação gerada pelo cartório para requerer o CNPJ. Será enviada um pedido à receita federal e farão uma análise da situação fiscal do presidente da ONG. Será marcada uma entrevista na receita federal com o presidente. Caso seja aprovada, o CNPJ sai na hora.
E está fundada a