Anatômia
Introdução ao Estudo da Anatomia Humana http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo explica os principais conceitos utilizados na anatomia humana, apresentando a linguagem básica utilizada nas diversas áreas da Saúde.
Figura – Capa do Livro: DE HUMANI CORPORIS FABRICA, de Andreas Vesalius, concluída em 1543. Vesalius (1514-1564) é considerado o pai da anatomia moderna
Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi Apoio: Instituto de Imagem em Saúde - CIMAS 10/9/2010
Introdução ao Estudo da Anatomia Humana
1.1 ETIMOLOGIA DA PALAVRA ANATOMIA HUMANA A anatomia (do latim ana = em partes, tomé = cortar) é a ciência que estuda a estrutura (macro e microscópica) de nosso corpo, sua constituição (células – tecidos – órgãos – sistemas – aparelhos) e seu desenvolvimento (fases da vida). O termo morfologia (morfo = forma) é empregado como sinônimo de anatomia. Sendo que, na anatomia, a preocupação inicial é a descrição da forma. O conhecimento da forma auxilia no entendimento de sua função.
1.2 MATERIAL DE ESTUDO ANATÔMICO Para o estudo anatômico do corpo humano, o material utilizado é o cadáver ou as peças cadavéricas. Atualmente, o conhecimento deve ser transposto diretamente para a utilização prática e clínica do estudante, tornando-se viável a utilização de modelos anatômicos sintéticos, softwares específicos, exames de imagem e anatomia de superfície, aproximando o conteúdo básico do específico. A palavra cadáver é um velho acróstico latino. Caro data vermibus significa: carne dada aos vermes. Ao ser manipulado em sala de aula, a peça merece respeito e cuidado, a exemplo do legado transmitido por Karl von Rokitansky (1804-1878) (fig.01), médico e estudioso da anatomia patológica. Dissector obsessivo, ele nos deixou uma das máximas da anatomia: a meditação ao cadáver desconhecido.
Figura 01- Karl von Rokitansky. Fonte: http://radiographics.rsna.org/content/26/2/465.full
Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi
Página 2
Introdução ao Estudo da