Planejamento estratégico da produção
Segundo Ansoff (1993) apude Lobato (2000), o Planejamento Estratégico é um processo sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro. Com relação à tomada de decisões, Lobato (2000) lembra Peter Drucker que ressalta que: “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes”. Sendo assim, os dirigentes enfrentam uma grande dificuldade para decidir o que a empresa deve fazer hoje para estar preparada para as incertezas do futuro.
Almeida (2007) define Planejamento Estratégico como “uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Depois de criar as ideias, são ordenadas as ações, que é a implementação do Plano Estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida”.
O planejamento estratégico bem conduzido permite que a empresa crie vantagens em relação a sua concorrência, mas para isso ela deve conhecer bem suas forças, habilidades e o ambiente onde atua. Por isso, é importante ressaltar que os objetivos do planejamento estratégico devem estar alinhados à realidade da empresa, pois não existe uma regra geral para montar o planejamento estratégico, devido às muitas diferenças nas características das empresas, como porte, tipo de operações, mercado, etc.
Por outro lado, faz-se necessário utilizar uma metodologia-base para orientar os tomadores de decisão na elaboração do plano estratégico, para que tenham uma visão geral do processo. A figura 1 apresenta uma metodologia para ser utilizada como modelo: Figura 1 - Metodologia para formular o Plano Estratégico
Fonte: Adaptada de Lobato (2000)
A seguir, são apresentados os conceitos e as principais atividades realizadas em cada etapa do processo de planejamento estratégico.
Definição do Negócio
Pode parecer uma tarefa simples, porém