como funciona a propaganda?
Definir propaganda não é algo muito simples. Existem muitas definições, mas todas mais ou menos parecidas. Possuindo a mesma essência.
Propaganda na língua inglesa e portuguesa possui muitos termos para diferentes aspectos, mas de uma forma geral propaganda é a divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de despertar interesse de compra ou uso no consumidor e de até mesmo com o objetivo de informação.
Dentro do processo de geração da propaganda temos no começo, o anunciante (faz a propaganda), depois o veículo de comunicação (tv, rádio, internet, etc) e logo depois o consumidor. Com isso a mensagem publicitária procurar ser bem atraente e interessante, para que o consumidor se sinta atraído pelo produto.
Existem muitas razões para se fazer a propaganda, mas essas podem ser divididas em dois grandes grupos: a propaganda com objetivos promocionais, que visa a venda de produtos ou serviços de uma empresa. E a propaganda institucional, que acaba também por ter um sentido promocional, pois elas procuram vender a imagem da empresa de uma forma positiva.
São muitos os veículos publicitários, desde os menores aos maiores meios. Estes veículos são uma combinação de material editorial e de propaganda. Pode ser internacional ou nacional, regional ou local, Comprado ou gratuito, contanto que tudo esteja relacionado a propaganda. O veiculo serve para a divulgação da propaganda e atualmente o meio mais importante, segundo alguns publicitários, são a televisão, o rádio, a revista, o jornal, o outdoor, o cinema, e os demais meios de propaganda ao ar livre e mala direta.
De uma maneira geral, o mecanismo de criação e realização da propaganda segue a uma seqüência lógica, que pode ser apresentada de diversas maneiras. Podendo ser ou não mais evidentes ou complexos. Começando pela definição da propaganda, contendo informações e explicitando a tarefa que a propaganda deve cumprir. Deste ponto se deve realizar um trabalho de pesquisa,