Como Funciona a Bolsa de Valores
Quando uma empresa decide abrir o capital, ou seja, lançar ações ao público, ela se credencia em uma corretora de valores, e esta por sua vez irá efetuar todas as negociações e transações na bolsa de valores. Pregão é o nome dado ao salão de negociações da bolsa de valores.
Existem hoje, dois tipos de pregão, o físico e o eletrônico.
Pregão físico O pregão físico é o tradicional, onde existe uma multidão de operadores gritando a plenos pulmões os valores de ações que eles estão negociando e falando o tempo todo com a corretora para a qual eles trabalham a fim de saber informações de compra e venda de ações de seus clientes.
Nessa modalidade de pregão existe um sistema integrado onde são exibidas através de painéis eletrônicos informações de ações negociadas pelos operadores, índices acionários e o noticiário econômico, fornecido por agências nacionais e internacionais. Existem também nesses salões de negociação, terminais onde podem ser consultados dados da Bovespa, e postos em que são registrados no sistema boletos com as informações das transações.
Sendo que, todas essas operações são integradas aos painéis eletrônicos, são apresentadas sob a forma de valores de ações calculados por empresa. Empresas com maior influência no mercado de ações são identificadas no painel por um #.
Pregão Eletrônico
Já o pregão eletrônico, vêm ganhando cada vez mais espaço devido às facilidades que proporciona, sendo elas:
Agilidade nas negociações – que acontecem via internet,
Os softwares das corretoras são integrados entre si em tempo real facilitando as negociações
Nessa modalidade, as informações são compartilhadas entre as agências e proporcionam uma agilidade muito alta, com relação à negociação física, devido à facilidade de comunicação e consulta de