Como Funciona Um Rolamento
A fim de atender a todas as funções, os rolamentos fazem uso de uma estrutura relativamente simples: uma roda, com uma superfície interna e externa de metal liso, é usada como auxiliar no rolamento. Uma esfera própria carrega o peso da carga impulsionando a rotação do rolamento. No entanto, nem todas as cargas colocam a força em um rolamento da mesma maneira. Existem dois tipos diferentes de carregamento: radial e axial.
A carga radial, como em uma polia, simplesmente coloca o peso sobre o rolamento, fazendo com que ele gire como resultado da tensão. A carga de empuxo é significativamente diferente, e põe o stress sobre o rolamento de uma forma totalmente diferente. Se um rolamento é girado em seu próprio eixo e sujeito a uma força neste ângulo, é chamado de carga de empuxo. Um rolamento que é usado para apoiar um tamborete de barra é um exemplo de um rolamento que está sujeito apenas a carga de empuxo.
Muitos rolamentos são propensos a experimentar cargas radiais e axiais. Pneus de carro, por exemplo, carregam uma carga radial ao dirigir em linha reta: os pneus rolam para frente em uma maneira rotatória em conseqüência da tensão e do peso que estão suportando. No entanto, quando um carro circunda um canto, está sujeito a carga de empuxo, pois os pneus não estão mais indo apenas de forma radial e as curvas forçam o peso no lado do rolamento.
Tipos de Rolamentos e Funcionalidades
Rolamento
A função do rolamento é minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar uma carga. A maioria dos rolamentos actualmente consiste em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
São feitos principalmente de aço, mas outros materiais também são usados, como cerâmica.
Rolamento auto compensador de esferas
Inventado em 1907 pelo fundador da SKF, Sven Wingquist.Permitiu acabar com as contínuas interrupções da produção causadas por falhas em rolamentos.
Como o alinhamento dos eixos não