Fichamento em t pico Adriana
Aluna: Adriana Arnalda da Silva RA: 2921600182 Aluna: Marli Arruda da Silva Braga RA: 4999609907
Taguatinga 02 de abril de 2015.
Fichamento em tópico do capítulo 1 do livro “Pedagogia em Ambientes não Escolares” – Curitiba: Inter Saberes, 2013. Org. (Série Gestão Educacional). Utilizado como PLT da Disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não escolares do 7º semestre de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Brasília.
TÍTULO DO CAPÍTULO - 1
APRESENTAÇÃO
Na página 17 a autora, inicia com uma reflexão a respeito da vida em seu sentido, sobre a educação e o papel do pedagogo na direção do (re) encantamento do mundo.
O PEDAGOGO E SUA IDENTIDADE
As identidades vão se formando como resultado de uma experiência de oposição e aproximação assim como os pedagogos se reconhece pertencentes a determinado grupo. ‘eu’ se constituiu pela diferença e semelhança com os outros dos grupos de pertença então pertença, esse processo de identidade e alteridade e dinâmico e ocorre tanto negando como incorporando, reelaborando e articulando elementos de significação do polo chamado de ‘eu,nos’ como daquele denominado eles(Castelo Branco,2004,p40)
E preciso apreender movimento das identidades, pois e se representar, mas também transgredir as representações. Falar e designar o objeto ausente.
Arroyo (2000p 36) também nos alerta, para o fato de que nem tudo que somos no pertence, Às vezes criam-se uma capa funcional deixando nosso eu de lado, pelo profissional pelo pessoal.
Dessa forma precisamos perceber que as representações sociais do pedagogo, colocam sobre eles determinados olhares, que sempre ira intervi na sua forma de pensar e representar com o presente e o futuro.
Modernidade-