Como fazer um seminário
Nos meios acadêmicos, científicos e técnicos, são comuns as situações em que uma pessoa ou um grupo de pessoas desenvolve uma pesquisa e apresenta o resultado a um público. Esse tipo de texto, produzido de forma oral e pública, é chamado de seminário e pertence ao gênero expositivo.
Como o seminário é um gênero oral, ele só se realiza plenamente quando é apresentado numa situação concreta de interação
Planejamento e preparação de um seminário
Para a produção de um seminário, é necessária uma organização prévia, que envolve várias etapas. A primeira delas é a pesquisa sobre o tema proposto e a coleta de dados para a exposição.
Pesquisa, tomada de notas e produção de roteiro e de esquema
Como a finalidade do seminário é transmitir para os ouvintes conhecimentos sobre o assunto pesquisado, o apresentador deve demonstrar conhecer o tema mais do que os ouvintes, pois é essa condição que lhe confere autoridade sobre o assunto com segurança.
Procedimentos a serem adotados pelo apresentador
Pesquisar em bibliotecas, na internet e em locadoras quais livros, jornais, revistas especializadas, enciclopédias, vídeos etc. poderão servir de fontes de informação sobre o tema.
Tomar notas, resumir ou reproduzir textos verbais e não-verbais que possam ser úteis. Esse trabalho tem em vista a produção de um roteiro próprio do apresentador em anotar dados, citações, comparações, exemplos etc.
Selecionar e organizar as informações, tendo em vista os passos da exposição;
1. como introduzir, desenvolver e concluir a exposição;
2. quais subtemas serão abordados no desenvolvimento;
3. quais exemplos ou apoios serão utilizados para fundamentar a exposição;
4. que materiais e recursos audiovisuais serão necessários.
Nesse planejamento, devem ser levadas em conta as características do público alvo, como: faixa etária, tipo de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema abordado. Convém planejar um encaminhamento