como fazer um projeto
Introdução
Sabemos que estamos vivendo em uma era de mudanças, a era tecnológica, onde o principio dessa mudança vem do desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação, especificadamente a internet. O comportamento, as práticas e os valores estão sendo cada vez mais influenciados pela internet, esse espaço de comunicação e informação, que surge a partir da interconexão mundial de redes de computadores é chamado de cyberespaço.Segundo Castells:
[...] a Internet transforma o modo como nos comunicamos, nossas vidas são profundamente afetadas por essa nova tecnologia da comunicação. Por outro lado, ao usá-la de muitas maneiras, nós transformamos a própria Internet. Um novo padrão sociotécnico emerge dessa interação. (CASTELLS, 2003, p. 10)
As tecnologias se adentram na vida das pessoas, de tal maneira que conseguem transformar não só o comportamento delas, mas as formas de produzir e apreender o conhecimento e consequentemente, as formas de ensinar e aprender.De acordo com Levy:
[...] as mudanças das ecologias cognitivas devidas, entre outros, à aparição de novas tecnologias intelectuais ativam a expansão de formas de conhecimentos que durante muito tempo estiveram relegadas a certos domínios, bem como o enfraquecimento de certo estilo de saber, mudanças de equilíbrio, deslocamentos de centros de gravidade. (LEVY, 1993, p. 129)
Compreendendo este cenário, os professores devem assumir então, o papel de mediador da aprendizagem, alguém que motiva seus alunos a irem à busca de conhecimento. Cabe ao professor ser criativo ao planejar suas aulas, propor atividades que estimulem os alunos a pesquisarem, se aprofundarem. As tecnologias estão aí para contribuir com o professor nesse caminho criativo de facilitar a busca de maneiras mais atrativas para se trabalhar com seus alunos.
Kenski afirma que:
O que ocorre é que diante das possibilidades que emergem a partir da tecnologia digital, evidenciam-se novos