Fazer um projeto
Por que escrever um Projeto de pesquisa?
“Iniciar uma Pesquisa, em qualquer campo do conhecimento humano, é partir para uma viagem instigante e desafiadora. [...]. Até mesmo a escolha do lugar a ser alcançado ou visitado não é mera questão de apontar o dedo para um ponto do mapa, pois este lugar deve ser, também ele, construído a partir da imaginação e da criatividade do investigador.” (p. 9)
“O Projeto de Pesquisa deve ser, naturalmente, um instrumento flexível, pronto a ser ele mesmo reconstruído ao longo do próprio percurso empreendido pelo pesquisador.” (p. 10)
“Sem o Projeto, o pesquisador mais experiente sabe que não existe sequer um caminho, uma vez que este deve ser construído gradualmente a partir de materiais elaborados pelo próprio pesquisador – sendo a elaboração do Projeto simultaneamente o primeiro passo da caminhada e o primeiro instrumento necessário para se pôr a caminho.” (p. 11)
As partes de um Projeto de Pesquisa
“[...], o Projeto cumpre múltiplas funções e finalidades no trabalho de Pesquisa.” [...]. “Ele procura antecipar algumas perguntas fundamentais relacionadas à Pesquisa proposta [...].” (p. 14)
“Assim, ele responde de antemão às seguintes perguntas relacionadas à pesquisa proposta: O que se pretende fazer? Por que fazer? Para que fazer? A partir de que fundamentos? Com o que fazer? Como fazer? Com que materiais? A partir de que diálogos? Quando fazer?” (p. 14)
“Com relação ao Projeto, as várias etapas previstas, as várias atividades que serão realizadas, os diferentes trabalhos que integrarão a pesquisa – tudo isto precisa ser referenciado em um “Cronograma de Pesquisa”, normalmente sob a forma de um quadro ou tabela que expõe de maneira instantânea a relação entre o conjunto de ações previstas e o tempo previsto para serem realizadas.” (p.