principais movimentos sociais no Brasil
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST
Seu objetivo é a implantação da reforma agrária. Sua origem veio dos descontentes com o modelo do militar que dava enfoque à colonização de terras devolutas em terras distantes com objetivos de diminuir a concentração populacional e fazer uma integração estratégica. Hoje o MST busca a redistribuição de terras improdutivas.
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST
Garantir a reforma urbana, permitindo moradia a todos os cidadãos. Surgiu no ano de 1997 e, organizado, está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. O próprio MST viu a necessidade de haver uma atuação somente na cidade, com um movimento específico e que lutasse por trabalho e moradia.
Movimento feminista
Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Nesse contexto entre outros está: o direito pelo aborto legalizado, pela proteção contra a violência doméstica, ao assédio sexual e ao estupro, direitos trabalhistas com salários iguais, incluindo ainda todas as formas de discriminação.
Além desses existem outros movimentos bastante importantes em nosso país, como o movimento hippie, o movimento estudantil e o fórum social mundial. E lembrando que a liberdade da democracia deve existir, mas sempre ficar atento a possíveis exageros.
Os diferentes modos de produção
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção
Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.
Modos de produção: Primitivo, escravista, Asiático, Feudal, Capitalista, Socialista, Taylorismo, Fordismo, Toyotismo.