Como fazer resumo
Resumir um texto é condensar as ideias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio objetivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário. Cada parágrafo tem uma palavra-chave e cada capítulo tem um parágrafo imprescindível.
O resumo é uma técnica que encara o texto como um todo, não é uma sequência de frases autónomas; pelo contrário, é um conjunto de ideias ordenadas, numa totalidade, formal e significativa. Trata-se de um exercício de inteligência, exigindo a redação de um novo texto, com base no texto-fonte. Deve-se escrever uma composição diferente do texto base, mas baseado nele e usando as tuas próprias palavras.
Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das ideias.
Observe algumas dicas de como resumir um texto:
• Dividir o texto em partes;
• Dar um título a cada uma das partes;
• Assinalar as palavras-chave;
• Sublinhar os articuladores do discurso, também chamados de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma", etc.;
• Esquematizar as ideias expostas/construir o plano do texto;
• Detectar informações dadas