Aquecimento global
O IPCC afirma que a causa principal do aquecimento global é a emissão de CO2 e outros gases na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa(cobertura de gases que envolve a Terra, impedindo que a radiação solar, se dissipe no espaço,é responsável pela temperatura amena, sem a qual a vida não seria possível no planeta)pois o aumento nas emissões de gases faz com que mais calor seja retido. Diz que os primeiros sinais já estão presentes no aumento de enchentes, secas prolongadas e maior frequência de grandes furacões. O IPCC acha que as catástrofes naturais serão frequentes e devastadoras. O IPCC diz que o primeiro passo para amenizar esse problema é reduzir as emissões de CO2 na atmosfera, pois se esperarmos uma confirmação da ação humana sobre o problema poderá ser tarde de mais
Os céticos consideram que só parte do aquecimento global pode ser atribuída à ação humana, pois segundo eles o planeta já passou por esse tipo de problema antes e não se sabe ao certo o que o causou e não leva-se em conta como o mesmo reagiu a isso.
Estimam que os primeiros efeitos só serão perceptíveis nas próximas décadas e não causarão tanto impacto de modo que não será difícil para o homem se adaptar a essas alterações climáticas, que o desmatamento e as queimadas pesam menos no aquecimento global que a queima de combustíveis fósseis. Encaram essa mudança de temperatura e a elevação do nível dos oceanos como algo natural do nosso planeta. O calor não seria um fator tao importante no caso de proliferação de doenças, já que no Ártico há mosquitos transmissores que, nos anos 20, infectaram milhoes de pessoa,agora o grande problema por la é a extinção dos ursos polares,devido o derretimento das geleiras.
Argumentam