Como fazer redação
a) Clareza, precisão objetividade e consistência: utilização correta de terminologia e apresentação clara das idéias;
b) Concisão: observação da objetividade na escrita, evitando-se repetições e abordagem direta do assunto. Lembrar que os parágrafos devem ser curtos (em torno de 7 a 14 linhas) e que exprimem uma unidade de raciocínio e quando esta muda, deve-se abrir um novo parágrafo;
c) Impessoalidade: elaboração do texto utilizando-se de preferência a terceira pessoa no singular e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se,...), :
"Pesquisa da sociologia atual no Brasil. Identificam-se três correntes de pensamento, baseado em modelos históricos, matemáticos e sociológicos. A diversidade da sociologia brasileira é explicada pelo estado da sociologia em geral e sua situação no país". Alguns exemplos da correta utilização dos verbos: A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica.
Portanto deve-se evitar expressões como “eu penso”, “parece-me”, “como todo mundo sabe”. O correto é escrever:
Este trabalho procura demonstrar / Este trabalho procura abordar / Esta monografia tem como objetivo / O objetivo deste trabalho / Este trabalho tem o intuito de / O presente trabalho visa mostrar / Este trabalho foi elaborado para testar.
O capitulo I descreve / mostra / analisa / examina / investiga. / procura demonstrar.
A partir dos anos 50, verificou-se no Brasil / Os dados mostraram que / Este argumento evidencia / Como foi demonstrado / com os dados da tabela 5 conclui-se que.
Em seguida apresenta-se uma relação de verbos classificados de acordo com a idéia que se quer exprimir:
Conhecimento: definir, dizer, enunciar, citar, nomear, relatar, redefinir, expor, detalhar, identificar, assinalar, marcar, sublinhar, listar, registrar, especificar,