Como fazer portefolio
Curso de Educação e Formação de Adultos – Nível
Secundário
O que é o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?
É uma colecção de documentos vários, de natureza textual ou não; que revela o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando os esforços relevantes realizados para
alcançar
os
objectivos
acordados.
Documenta
experiências
significativas e é fruto de uma selecção pessoal.
É uma colecção das produções do formando, as quais apresentam evidências da sua aprendizagem. O trabalho desenvolvido, em conjunto com os formadores, ajudam a colocar em evidência as competências adquiridas, por cada formando.
Como se organiza o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?
Pode ser um Portefólio em papel ou em suporte informático e deve conter actividades empreendidas, melhoradas e autoavaliação das mesmas. Ou seja, pode ser em formato dossier ou e.portefólio; mas deve ser acima de tudo um documento pessoal. É o adulto que o deve estruturar de forma a organizar a sua estrutura de competências que pode demonstrar ao longo do Curso EFA.
A estrutura do portefólio não deve ser rígida. Cada adulto deve decidir qual a estrutura que o seu PRA irá ter. Será um documento “vivo”, ou seja, em permanente actualização. Contudo, pode sugerir-se um ponto de partida. Assim, um Portefólio Reflexivo pode/deve conter:
1. Identificação
2. Texto introdutório
3. História de vida
4. Um conjunto dos mais diversos documentos que evidencie as competências necessárias à obtenção da Certificação.
1
Como fazer o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?
A utilização da História ou Temas de Vida podem ser um ponto de partida. Mas é necessário que para cada acontecimento ou competência significativa o adulto faça uma reflexão.
O portfolio retrata o percurso de aquisição de competências do candidato. Os elementos são escolhidos, de modo regular, a partir de situações significativas de