Como fazer backup com Ghost
Para fazer a imagem, vá ao menu Local > Partition > To Image. Aparecerá a seguinte tela que são listados os discos rígidos presentes no computador.
Neste caso, só aparece um – só há um disco rígido instalado na máquina de testes. As informações do mesmo são mostradas: Size (Tamanho), Type (Tipo), Cilinders (Cilindros),Heads (Cabeças) e Sectors (Setores).
Caímos na tela mostrada na figura abaixo:
Aqui são listadas as partições existentes no disco rígido selecionado.
Pode-se ver que há 5 partições na unidade atual; uma primária (de nome Main) e quatro lógicas.
Selecionei a partição JUNK, de 1.106 Mb.
Uma vez tendo selecionada a unidade, o botão OK ficará disponível. Pressione-o.
Nesta tela devemos selecionar o nome do arquivo de imagem e o local onde o mesmo será gravado. A extensão padrão é .GHO, não é aconselhável alterá-la.
Escolha o nome (até 8 caracteres), se desejar coloque algum comentário em Image File Description e pressione SAVE.
Você não deverá ter problemas aqui, o processo é bastante semelhante ao Salvar Como de umsoftware do Windows (tais como Word, Excel, etc.).
Atenção: As unidades de origem e destino nunca podem ser iguais.
Seja para fazer clonagem ou imagem, seja do disco inteiro ou uma determinada partição, é obrigatório que origem e destino sejam diferentes.
Em outras palavras, não posso determinar que o Ghost grave o arquivo de imagem da partição JUNK nesta mesma partição, é necessário selecionar uma outra.
Certo. Caímos nesta tela, onde o Ghost pergunta se deseja compactar (comprimir) o arquivo de imagem. Isto é bastante útil, mas vale saber de algumas coisas:
No: Não compacta o arquivo de imagem; ele terá o mesmo tamanho do espaço utilizado na partição/disco selecionado, ou seja, um arquivo de imagem de uma partição com 1 GB de dados terá 1 GB de tamanho. É o processo mais rápido.
Fast: Compactação rápida. É a melhor opção. Comprime os dados em 40% e não é muito demorado. Isto quer dizer que, em uma