Como evitar os perigos da internet
Assuntos relacionados:
Namorar pela internet é mesmo perigoso?
Jogos eletrônicos — Inofensivos ou perigosos?
A que filmes você assistirá?
NUM distante povoado da Índia, um agricultor verifica o preço da soja em Chicago, EUA, para saber qual a melhor época para vender a safra. No mesmo instante, uma senhora aposentada sorri ao ler um e-mail enviado pelo neto, um viajante verifica a previsão do tempo no lugar para onde se dirige, e uma mãe encontra matéria útil para o dever de casa do filho — tudo pela internet. Com cerca de 600 milhões de pessoas conectadas no mundo todo, a revolução da internet mudou a maneira de o mundo se comunicar e cuidar de negócios.
Quem adotou a internet em especial foi a geração jovem, às vezes chamada de geração cibernética. Cada vez mais os estudantes deixam de usar as bibliotecas para usar a internet como fonte principal de notícias e de pesquisas. “Em resumo, esses estudantes estão . . . quase 100% conectados”, disse Deanna L. Tillisch, diretora de um estudo envolvendo alunos do último ano da faculdade, nos Estados Unidos. Sem dúvida, a internet é uma ferramenta valiosa na sociedade atual.
De modo geral, quanto mais poderosa a ferramenta, mais perigosa ela pode ser. Uma motosserra movida a gasolina pode realizar muito mais que uma serra manual; no entanto, deve ser usada com cuidado. Da mesma forma, a internet é muito útil e poderosa, mas é preciso usá-la com cuidado, visto que também apresenta sérios perigos. A preocupação com esses perigos fez com que mais de 40 nações membros do Conselho da Europa redigissem um tratado internacional, com o objetivo de proteger a sociedade contra cibercrimes.
Por que tanta preocupação? Quais são alguns perigos aos quais os cristãos devem dar especial atenção? Devem eles fazer com que você evite usar a internet? Que orientação a Bíblia fornece?
É preciso cautela
Há séculos, a Bíblia avisou dos perigos apresentados por homens maus, descritos como