como estrelas na terra
“Como estrelas na Terra- toda criança é especial ”
Este filme relata uma triste realidade que nosso sistema educacional ainda vive: a deficiência da educação inclusiva nas escolas.
Ainda se rotula a dificuldade no processo de aprendizado de algumas crianças. A estrutura engessada das escolas e da maioria dos professores juntamente com, a falta de preparação e especialização, resulta em uma deficiência em identificar o real transtorno que impedi a criança de progredir. A falta do olhar de um verdadeiro educador acaba comprometendo a inserção da criança no meio social, uma vez que ela é rotulada como incapaz e fracassada. Fracassado mesmo é a forma de ensinar que vemos incansavelmente nas escolas de hoje.
O papel do professor é a de maior importância, o que deixa muito claro no filme. É ele quem vai identificar o primeiro déficit deste aluno, e a partir disso reverter o quadro que vem se repetindo ao longo dos ciclos escolares. O professor tem que enxergar as habilidades que a criança possui e a partir daí extrair uma nova metodologia de ensino.
Meus olhos estão vazios, até as lágrimas me abandonaram. Silencio preenche o meu coração. Não sinto mais dor, estou amortecido. Todos os sentimentos me deixaram, estou vazio.
"No mundo, há essas pequenas pedras preciosas, que desafiaram os caminhos do mundo, pois podiam olhá-lo com olhos diferentes. Seu pensamento era distinto e nem todos os entendiam. Eles enfrentaram oposição e, ainda assim, venceram, e o mundo ficou maravilhado."