Como Estrelas Na Terra
Vitória Oliveira Fiorin - A01/2
Professora Ivana Orionte - Psicologia Social I Como estrelas na Terra.
O filme “Como estrela na Terra” retrata um garoto de 9 anos, Ishaan, que possui dificuldades de aprendizagem na escola, principalmente com matérias como matemática e línguas. Porem se mostrava um menino muito criativo, inteligente e curioso. Seus pais o criticavam chamando-o de preguiçoso e comparando ele ao irmão mais velho, que sempre tirava notas boas e era o exemplo de “Filho perfeito”. Quando os pais não veem outra escolha a não ser mandar o filho à uma escola muito parecida com um internato, onde ele seria, segundo a filosofia do internato que é:"Disciplinar Cavalos Selvagens". Lá Ishaan se encontra totalmente sozinho e sem entender o porquê de ser assim. Toda sua criatividade não é mais visível, ele para de explorar o mundo. Tudo muda quando seu novo professor de Artes percebe que o pequeno Ishaan sofre de problemas de percepção, atenção e entendimento. Quando todos estavam chamando o garoto de “folgado” o professor chamou de dislexia.
No filme o professor que se mostrou bem mais preparado para educar, mostra a Ishaan alguns disléxicos que existiram na história da humanidade e foram considerados gênios. Albert Einstein e Leonardo da Vinci, que apesar de terem suas dificuldades na área linguística, conseguiram se desenvolver de forma brilhante nas áreas que tinham mais afinidade. E ao ser compreendido pelo professor, ele explica aos pais de Ishaan o problema do garoto. Explicando que deviam cobrar menos dele, pois suas dificuldades existiam por causa da dislexia. Quando o professor dá o apoio necessário, Ishaan consegue progredir na escola e podendo se desenvolver melhor na área da pintura que era a qual ele mostrava mais interesse e facilidade.
O filme nos faz questionar o sistema educacional. Será que as escolas estão preparadas para receber uma criança como Ishaan? Muitas delas não. Várias possuem