como escrever uma análise crítica
Uma análise crítica examina um artigo ou outros trabalhos para determinar qual a eficiência da obra no que tange a criação de argumentos ou pontos de vista. Essas análises normalmente abordam artigos ou livros, mas você também pode analisar filmes, pinturas e outros trabalhos menos tradicionais. Enquanto examina o uso de atrativos retóricos por parte do autor, seu foco numa análise crítica estará em captar a habilidade total do escritor e a eficiência do artigo. Continue lendo para aprender mais sobre os diferentes passos envolvidos na escrita de uma forte análise crítica.
Identifique a tese do autor. Determine o que o autor está apoiando ou contrariando. [1]
Será mais fácil identificar a tese de um artigo acadêmico do que a de um filme, pintura ou trabalho criativo. Identifique um tema principal da história quando criticar trabalhos de ficção ou de não-ficção criativa – seja ela exibida em forma literária ou fílmica. Para pinturas, analise o que o pintor pode estar tentando estabelecer.
Pergunte-se em qual contexto o argumento está inserido e o porquê de o autor ter sentido a necessidade de se expressar.
Pergunte-se se o autor oferece uma solução para problemas que possam surgir na tese. Pergunte-se se a solução é realística caso a resposta seja “sim”.
Anote todas as ideias principais. Identifique as ideias principais do trabalho de forma a analisar sua estrutura. [2]
Em um artigo acadêmico, as ideias principais podem ser encontradas entre os tópicos frasais de cada parágrafo ou período. Para trabalhos de ficção ou pinturas, você precisará se perguntar quais as evidências apresentadas pelo autor na tentativa dele de explicar sua tese.
Pesquise materiais pouco familiares. Use um dicionário e uma enciclopédia para estudar brevemente palavras e outros materiais que possam ser pouco conhecidos para você.
Pesquisas mais aprofundadas normalmente não são necessárias. A única exceção apareceria se o trabalho