Como escrever uma analise critica
ANÁLISE CRÍTICA
1 - Identifique o pensamento do autor. Determine o que o autor está apoiando ou contrariando.
Será mais fácil identificar o pensamento de um artigo acadêmico do que a de um filme, pintura ou trabalho criativo. Identifique um tema principal da história quando criticar trabalhos de ficção ou de não-ficção criativa – seja ela exibida em forma literária ou fílmica.
Para pinturas, analise o que o pintor pode estar tentando estabelecer.
Pergunte-se em qual contexto o argumento está inserido e o porquê de o autor ter sentido a necessidade de se expressar.
Pergunte-se se o autor oferece uma solução para problemas que possam surgir.
PARTE 1 DE 3: LEITURA CRÍTICA
2 - Anote todas as ideias principais. Identifique as ideias principais do trabalho de forma a analisar sua estrutura.
Em um artigo acadêmico, as ideias principais podem ser encontradas entre os tópicos frasais de cada parágrafo ou período.
Para trabalhos de ficção ou pinturas, você precisará se perguntar quais as evidências apresentadas pelo autor na tentativa dele de explicar seu pensamento.
PARTE 1 DE 3: LEITURA CRÍTICA
3 - Pesquise materiais pouco familiares. Use um dicionário e uma enciclopédia para estudar brevemente palavras e outros materiais que possam ser pouco conhecidos para você.
Pesquisas mais aprofundadas normalmente não são necessárias. A única exceção apareceria se o trabalho inteiro fosse construído em cima de um conceito pouco familiar. Nesse ponto, considere ler outros artigos que descrevam o conceito de maneira mais clara e que lhe insiram no contexto que será analisado.
PARTE 1 DE 3: LEITURA CRÍTICA
4 - Descreva o trabalho com suas próprias palavras. Uma opção é fazer um delineamento de trabalho. A segunda opção é escrever um breve resumo. Uma leitura especialmente profunda da obra incluirá ambas as opções.
O resumo do trabalho deve ser construído em um ou