COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO
1. INTRODUÇÃO
A introdução tem como objetivo fornecer as informações necessárias que o leitor necessita para entender o propósito do artigo científico. Na introdução será apresentado o tema abordado através de citações diretas e indiretas, assim, despertando um interesse maior por parte do leitor. Uma introdução abrange três partes: os fundamentos gerais das questões, que busca expor com clareza a natureza e abrangência do problema abordado; resultados prévios na literatura, breve revisão para melhor orientar o leitor, evitando excesso de citações; suas propostas para examinar a questão, expondo os métodos utilizados para resolução da questão, se possível justificando os mesmos.
Na construção da introdução de um artigo científico devem-se evitar parágrafos monótonos, do tipo CITAÇÃO DE CITAÇÃO, procurando escrever frases que contenham a opinião de mais de um autor. No final da introdução, possui os objetivos de sua pesquisa, que deve ser escrito com ‘objetividade’, nesse ultimo parágrafo é preciso evitar as citações bibliográficas e citar algum detalhe da pesquisa que contenha na parte dos materiais e métodos.
A introdução deve ser escrito nos tempos: presente, para importância da pesquisa; passado, para o que já foi feito e futuro, para as soluções possíveis.
2. OBJETIVO
Na construção de um artigo científico, é de extrema importância que seus objetivos sejam bem definidos e claros. O objetivo é a parte principal contida na elaboração de um artigo cientifico, pois nele é apresentada a possível resolução da questão/problema abordado.
O objetivo pode ser acompanhado por hipóteses e outros sem hipóteses. Quando contém a hipótese, ela aparece logo após uma breve introdução e é seguida pelo objetivo; quando não contém a hipótese, geralmente a leitura é direta: título, resumo, introdução e objetivo, sem procurar por mais informações.
3. REVISÃO DA LITERATURA
Na revisão da literatura é feita uma síntese do