como elaborar uma ilustração
São recursos usados para o enriquecimento, e o esclarecimento de uma mensagem, quando devidamente aplicada. O senhor Jesus sempre tinha uma boa história para iluminar as verdades que ensinava ao povo. O significado do termo ilustrar é tornar claro, iluminar, esclarecer mediante um exemplo, ajudando o ouvinte a compreender a mensagem proclamada. O bom uso da ilustração desperta o interesse, enriquece, convence, comove, desafia e estimula o ouvinte, valoriza e vivifica a mensagem, além de relaxar o pregador. A ilustração não substitui o texto bíblico apenas tem uma função psicológica e didática, para tornar mais claro aquilo que o texto revela. As ilustrações devem ser simples, está correlacionadas com a mensagem, devem fornecer fatos de interesses humanos e devem Ter um ponto alto ou clímax
Obs.: EXEMPLOS BÍBLICOS SÃO AS MELHORES ILUSTRAÇÕES.
São os seguintes os tipos de ilustrações:
HISTÓRICA ou CONTEXTUAL: Quando se aplica um conhecimento histórico ou explicação do contexto em que o texto está inserido. Exemplos:
a) Fundo da agulha – Porta estreita na cidade de Jerusalém onde, os mercadores tinham dificuldades de passar com os camelos.
CONHECIMENTO INTELECTUAL: Envolve o conhecimento científico, psicológico, técnico e cultural.
METAFÓRICA OU ALEGÓRICA: Quando são empregadas figuras metafóricas como histórias e estórias. Exemplos
EXPERIÊNCIA PESSOAL: Testemunhos ( nunca conte inverdades)
Use no máximo duas ilustrações por sermão. Toda ilustração deve Ter uma aplicação e devem ser comentadas com simplicidade e naturalidade.
Miss
Rosangela
CINCO MOTIVOS PARA ABANDONAR SUA IGREJA Para que alguém se converta e una-se a uma igreja evangélica, muitas pessoas, de muitas igrejas diferentes, colaboram para isso: Um lhe fala de Jesus pela primeira vez, outro lhe entrega alguma literatura, alguém ora por ele e com ele, outro o socorre numa hora de aflição, alguém o convida, outro o