Reciclagem de plásticos
PLÁSTICOS
SERRINHA-BA
JUNHO DE 2014
O termo "plástico" é originado do grego plassein e exprime a característica dos materiais quanto a moldabilidade (mudança de forma física). É identificado por materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas. Na década de 30 foi criado um novo tipo de plástico: a poliamida ou comercialmente chamada de Nylon. Logo foram criados outros, como o dácron, o isopor, o poliestireno, o polietileno e o vinil. Nesse período, os plásticos se difundiram no cotidiano das pessoas de tal forma a não ser possível imaginar o mundo de hoje sem eles.
Fio de Nylon
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez que, é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. O material reciclado deixa de ir para os aterros sanitários ou para qualquer outro lugar na natureza, o que consequentemente diminui a poluição de rios, lagos, solo e das matas. O processo de reciclagem garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado e este, mantêm praticamente todas as características do plástico comum. O trabalho também gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais.
A resina obtida após a reciclagem pode dar origem a objetos impensáveis. De acordo como o Cempre, os principais consumidores de plásticos sucateados são as empresas recicladoras, um mercado crescente no país. Essas empresas fazem o reprocessamento dos resíduos, transformando tudo em nova matéria-prima, como mostra o quadro a seguir:
Diversos materiais são recicláveis, mas podemos destacar as garrafas PET’s que são mais resistentes e econômicas e nas últimas décadas nas indústrias, principalmente de bebidas e alimentos, estão substituindo as embalagens de