Como definir o salário de seus funcionários?
Existem vários fatores que levam um bom funcionário a trabalhar na sua empresa, mas não podemos negar o grande peso que o salário tem nessa escolha. Por isso, a definição dos ganhos dos seus colaboradores não pode ser feita de qualquer forma.
É necessário pesquisar o mercado, manter uma coerência com a remuneração dos seus outros funcionários e ver o quanto pesam os benefícios. Além disso, um salário precisa sercompatível com o trabalho realizado pelo colaborador e ser um gasto revertido em maior produtividade, gerando lucro e não prejuízos.
Você precisa de ajuda para definir o salário dos funcionários mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para fazer isso a seguir:
Estude a média do mercado
O primeiro passo para definir uma remuneração dentro da sua empresa é estudar a média do mercado. Caso o salário que você ofereça esteja abaixo do que é pago em empresas semelhantes, provavelmente acontecerá um de dois cenários: você atrairá um funcionário com competências abaixo do nível do mercado ou o colaborador deixará a empresa para outra oportunidade assim que possível.
A pesquisa sobre a média salarial deve ser feita com empresas do mesmo porte e ramos semelhantes ao seu. Com uma empresa de pequeno porte você dificilmente conseguirá competir, sem prejuízos financeiros, com uma multinacional, especialmente em cargos que exijam especialização. Da mesma forma, ramos diferentes remuneram de forma distinta.
Fique de olho nos salários internos
Após fazer a pesquisa externa da média salarial do mercado é importante que você mantenha também a atenção aos salários que paga a seus outros funcionários. Caso você defina a remuneração de um cargo apenas por fatores externos, poderá acontecer do valor recebido por um funcionário ser muito superior aos outros cargos da sua empresa. Isso pode gerar desconforto.
Nem sempre é possível manter uma uniformidade salarial: algumas especializações inevitavelmente ganham