Modelo de plano de cargos e salários para academias
O plano de cargos e salários é um planejamento muito útil que auxilia no dimensionamento do tamanho do quadro de funcionários necessários para determinado empreendimento. Prevê ainda, quais oportunidades os colaboradores terão caso permaneçam na empresa no longo prazo. Segue os principais objetivos de um plano de cargos e salários:
Definir as atribuições inerentes a cada cargo;
Definir o tamanho do quadro de funcionários;
Definir os pré requisitos de ocupação de cada cargo;
Política de promoção do colaborador.
Por definir a política de promoção, o plano de cargos e salários auxilia na transparência do processo de promoção de determinado colaborador. Ficando a cargo do mérito de cada um alcançar ou não o novo posto de trabalho.
Muitos donos de academias não fazem uso desse planejamento acreditando que o mesmo deverá ser aplicado somente á grandes empresas que tenha vários níveis hierárquicos. Isso de fato é um equivoco, pois as promoções podem ser dadas de duas maneiras, a saber:
Promoção Vertical: ocorre quando o funcionário possuí todos os pré requisitos para ocupar um cargo mais elevado do que o atual. Normalmente as atribuições do novo cargo são maiores em relação ao cargo anterior. Podemos citar como exemplo um professor de musculação que foi promovido a coordenador da academia.
Promoção Horizontal: ocorre quando o funcionário apresenta resultados consistentes e acima da média dos demais ou quando cumpre com certos atributos previstos no plano de cargos e salários. Para ilustrar o fato vamos supor que o atributo previsto no plano de cargos e salários seja somente o tempo de empresa (5 anos). Quando um determinado funcionário atingir o tempo de empresa estipulado, ele terá um reajuste salarial advindo de uma promoção horizontal. Nesse caso pode ou não ocorrer o aumento de atribuições solicitadas ao colaborador.
Sugestão de plano de cargos e salários para instrutores de musculação
Confira a seguir