Como dar uma aula na universidade
Publicado em 15/04/2013
Fonte: https://marcoarmello.wordpress.com/2013/04/15/aula/
Pensando nos colegas que estão começando a dar as primeiras aulas na universidade, seja como monitores de graduação ou tutores de pós-graduação (via Reuni, Capes ou outros programas), resolvi escrever um pouco sobre como dar aulas no ensino superior. Não se trata de um manual ou de regras rígidas, muito menos de um compêndio abrangente, mas apenas de conselhos práticos de quem enfrenta a sala de aula há alguns bons anos para ensinar Ecologia e Zoologia.
Na verdade, pensei não apenas em monitores, tutores e professores recém-contratados, mas também em colegas que estão na guerra dos concursos públicos para professor. Quase todo concurso inclui uma prova didática, que às vezes pode mudar os rumos da seleção e derrubar até mesmo um candidato com um currículo forte.
Bom, partindo do começo, há colegas que acabaram de estrear como professores em universidades públicas, mas que não têm muita experiência em ensino, pois saíram ontem do doutorado. Alguns nunca deram uma aula de graduação na vida. Infelizmente, o caminho quase único para se tornar um cientista profissional no Brasil é conseguir um emprego como professor universitário, mesmo que você não tenha vocação para lecionar. Empregos puramente científicos em regime permanente, ou pelo menos estável, em institutos de pesquisa ou na indústria, ainda são raros por aqui. Sorte minha gostar de dar aulas (rs), pois sei que alguns colegas sofrem com essa obrigação.
Ok, meu “bróder”: os alunos não têm nada a ver com a sua vocação e merecem cursar disciplinas de qualidade, que realmente os preparem para exercer a profissão. Logo, tanto faz se você gosta ou não de dar aulas: missão dada é missão cumprida, 02! Não importando se você foi parar na sala de aula com as próprias pernas ou chegou lá acorrentado, faça um bom trabalho. A educação é a base de uma sociedade civilizada, então a missão de professor