Como criar um logotipo eficaz
Um logotipo é a representação gráfica de uma marca e pode ser considerado um dos patrimônios mais importantes que a empresa possui, pois traduz visualmente sua personalidade.
Seu objetivo principal consiste em uma individualidade que possibilita diferenciar uma marca da outra. Infelizmente, não existe um método pronto para a criação de logos de sucesso, o que temos para nos basear são algumas regras que devem ser seguidas com responsabilidade para desenvolvermos uma arte coerente com o público e com segmento de mercado em que se atua. Se tratando de um trabalho acadêmico ou profissional, temos que estar cientes de que respeitar a combinação de cores, as regras de legibilidade e a harmonia de formas, são condições básicas e primordiais para obter um resultado positivo.
Pensando nisso, separamos para você três fatores principais e seus sub tópicos para a elaboração de um logotipo eficaz e de sucesso:
1- LEGIBILIDADE – Capacidade de ser lido, entendido e pronunciado com facilidade. Implica nos fatores:
Fontes: Não existe uma regra geral para a escolha de fontes, mas deve-se saber que cada uma possui características específicas que devem conversar com seu produto/serviço (segmento de mercado). Fontes com serifa transmitem um ar mais clássico e rebuscado e necessitam de mais atenção à leitura, diferentemente das sem serifa, que são mais simples e trazem uma noção mais moderna;
Tamanhos: Os tamanhos variam de acordo com a aplicação do logotipo. Para garantir a reprodução legível da marca e não comprometer sua leitura, deve-se estabelecer as reduções e ampliações máximas, respeitando assim as proporções entre os elementos.
2- REPRODUTIBILIDADE – Facilidade na reprodução: quanto mais simples mais fácil. Implica nos fatores: