Marcas
Vejo muitos sites a começarem o seu negócio sem sequer terem essa preocupação. Nomes de blogs como por exemplo “comoganhardinheirofácilnainternet” ou “rendaextraja” deitam rapidamente por terra quaisquer hipóteses de esse site vir a ter sucesso no futuro. Caso queiram criar uma marca, terão que rapidamente alterar o seu nome e todo o branding que está associado a esse site. É um trabalho extra, que poderia facilmente ter sido evitado caso tivesse sido realizado um plano de negócios eficaz logo ao início.
PENSE NA CONSTRUÇÃO DA MARCA DESDE O PRIMEIRO DIA
Uma das característicos que diferenciou o Steve Jobs de muitos empresários pelo mundo fora era que ele não gostava de lançar um produto enquanto este não estivesse na perfeição. A mesma atitude deve ser adoptada quando o assunto é a criação de uma marca. Criar um produto oucomeçar um negócio de freelancer sem que tenha reunidas as condições para começar a criar um conceito, pode ser a ruína do seu projeto.
É certo que um freelancer poderá começar o seu trabalho a part time e, com o tempo, começar a investir em algo a full time. Mas quando o fizer, necessita de estar preparado para enfrentar os clientes e conseguir oferecer um serviço que tenha a máxima qualidade. Mas para isso, é preciso seguir alguns dos conceitos que vou explicar de seguida.
1. CUIDE DA SUA IMAGEM
Quando olhamos para o símbolo da Coca-cola ou da Nike, associamos imediatamente essa imagem visual ao