Como contribuir para a formação do bom senso utilizando de forma segura a internet
UTILIZANDO A INTERNET DE FORMA SEGURA
JOSÉ ANTÔNIO ARANTES
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012
1. Relatório Monitoria: Como Construir o Bom Senso Utilizando a Internet de Forma Segura.
Responsável: José Antônio Arantes.
Quantidade de horas realizadas: 24 horas
2. Título: Como Construir o Bom Senso Utilizando a Internet de Forma Segura.
3. Objetivos: Primeiro, passar uma visão aos alunos sobre senso comum e Bom Senso e como utilizar as ferramentas de pesquisa para enriquecer o conhecimento e contribuir para a construção de um bom senso.
4. Programação: durante quatro dias determinados pela direção da escola, nos períodos da manhã tarde e noite, em duas horas cada, foram reunidas duas classes, uma em cada hora, na sala de multimídia onde tem computador e telão, onde foram passados os conceitos de senso comum e bom senso, enfatizando que este último tem que ser enriquecido através do conhecimento. No restante da atividade, através da navegação na internet, foi mostrada uma visão de como utilizar os mecanismos de pesquisa de forma segura em benefício de uma melhor formação do aluno.
5. Texto: Como não é possível sair da caverna da forma em que Platão preconiza em seu modelo ideal de Estado, pois para encontrar a luz seria necessário passar quase 50 anos estudando é preciso pelo menos lutar para que o alunado tenha ferramentas e condições de questionar o senso comum e enriquecer o conhecimento para poder chegar ao bom senso.
Dentro deste contexto é que foi idealizada a presente atividade que consiste em apresentar primeiro a noção de senso comum e bom senso ao alunado e, ao depois, mostrar de maneira prática como é possível separar o joio do trigo ao buscar conhecimento onde existe hoje a maior concentração de informações reunidas: a internet, rede mundial de computadores.
A ideia foi aceita pela direção da Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, em Olímpia, SP, onde resido, e colocada em prática de