Estrutura básica do projeto de pesquisa
Principais itens:
1 - Título
2 - Delimitação do tema
3 - Delimitação do problema
4 - Apresentação das hipóteses
5 - Justificativa
6 - Referencial teórico
7 - Metodologia
8 - Referências (bibliografia utilizada)
1 - Título
Deve traduzir, objetivamente, a proposta do projeto de pesquisa. Precisa ser claro e capaz de sintetizar o que se objetiva conhecer com a pesquisa que será realizada. O ideal é elaborar o título depois do projeto pronto, quando é possível ter uma visão do todo.
2 – Tema
Indica uma área de interesse. O tema tem que fazer parte da Educação como área de interesse e, a partir dessa grande área, fazer um recorte mais específico em direção ao interior da escola pesquisada.
A exposição do tema no projeto de pesquisa deve começar por uma abordagem mais geral. Em seguida, direcionar a discussão para o campo específico da área analisada, com recorte no objeto escolhido, procurando levantar questões em torno da especificidade do universo a ser pesquisado.
Ex: Violência
Violência na educação básica (geral)
Violência na escola de ensino médio (mais especifico)
Violência na escola de ensino média pesquisada (referente ao próprio universo que será pesquisado)
A argumentação conceitual também é fundamental para o esclarecimento do tema. Discutir os diferentes significados (conceitos) que o tema assume em geral no campo de estudo. Enfatizar qual é a especificidade do significado que vai ser trabalhado na pesquisa proposta.
Ex: Violência física e violência simbólica. As teorizações feitas para cada um desses conceitos; esclarecer, com objetividade, qual deles será tomado como referência. Em seguida, avançar sobre a importância de se analisar o tema na escola investigada. Ao expor sobre o tema e suas particularidades, de certa forma, o problema da pesquisa já deve ser articulado, ou pelo menos referenciado. É como se o tema fizesse um “anúncio” das indagações que irão compor o problema.
3 –