Como compreender ciencia
Daeane de Cezaro Martins
Prof° Carlos Odilon da Costa
Profª Edith Weiduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia(NFD2571) – Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia
21/05/09.
Resumo
A associação entre cotidiano e história de vida dos alunos possibilita contextualizar essa vivência em uma vida em sociedade e articular a história individual a uma história coletiva. A opção pela história do cotidiano e pela história local merece uma reflexão a respeito de seus pressupostos, para uma seleção de conteúdos coerente com os objetivos centrais da disciplina. A história local geralmente se liga a história do cotidiano ao fazer das pessoas comuns participantes de uma história aparentemente desprovida de importância e estabelecer relações entre os grupos sociais de condições diversas que participaram de entrecruzamentos de histórias, tanto no presente como no passado.
1 INTRODUÇÃO
A opção pela história do cotidiano e pela história local merece uma reflexão a respeito dos seus pressupostos, para uma seleção de conteúdos coerentes e com objetivos centrais da disciplina.
A história do cotidiano enxerga a realidade sob a perpectiva das pessoas comuns e das práticas, hábitos e rituais que caracterizam o seu dia-a-dia.
A história local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando o passado sempre presente nos vários espaços de convivência, escola, casa, comunidade e lazer.
2 HISTÓRIA DO COTIDIANO
A história do cotidiano procura enxergar a realidade sob a perspectiva das pessoas comuns e das práticas, hábitos e rituais que caracterizam o seu dia-a-dia, voltando-se para riqueza que está próxima de todos, impregnada pela aparente realidade do cotidiano. É a melhor forma de mostrar que a história é feita por todas as pessoas, em todos os momentos da vida. De acordo com Bittencourt (2004, p. 165-166):
A história do cotidiano tem se convertido