Como colocar mapa de fundo gps
Introdução
O presente artigo mostra a experiência pessoal do Autor no uso do programa MAPDEKODE em conjunto com o programa GPS TrackMaker® e MapSource® para criação de mapas completos de fundo para GPS da marca GarminTM. Apesar das informações darem ênfase a países da América Latina, as técnicas aqui mostradas podem ser aplicadas em qualquer outra parte do mundo.
Histórico
A utilização de mapas de fundo por usuários de GPS na América Latina sempre foi um drama em virtude da ausência de mapas digitais disponíveis. Para países em desenvolvimento, a principal fonte de dados cartográficos são os órgãos governamentais que na maioria das vezes não possuem estrutura nem orçamento para prover os mapas que o mercado exige. As empresas fabricantes de GPS, para contornar esta limitação geralmente utilizam-se de mapas de domínio público fornecidos pelo governo dos Estados Unidos, através da US Defense Mapping Agency . Estes mapas possuem um baixo nível de detalhe mas cobrem todo o globo terrestre.
A figura ao lado mostra o nível de detalhe do mapa de Belo Horizonte (cidade onde vivo) no GPS III+. Apesar de Belo Horizonte ser a terceira maior cidade brasileira com mais de 2.1 milhões de habitantes, o mapa mostra somente algumas rodovias principais e o contorno simplificado da área urbana.
As figuras abaixo mostram a cidade de Belo Horizonte respectivamente nos programas MapSource® da Garmin, MapCreate® da Lowrance e MapSend® da Thales Navigation. Note que em todos, não há detalhes significativos que possam ajudar na navegação com o GPS.
MapSource WorldMap (GarminTM) MapCreate 6 (LowranceTM) MapSend Streets(MagellanTM)
Desde 1998 recebo centenas de e-mails de pessoas reclamando do nível de detalhamento dos mapas internos dos GPS da marca GarminTM e mais recente dos modelos MagellanTM e outras marcas. Infelizmente esta limitação não é culpa exclusiva dos fabricantes, pois a obtenção de mapas digitais de países em desenvolvimento é uma