Apresentação inicial interface homem computador
Design de Interação Prof. Josué Froner
Introdução
Redirecionar a confecção de interfaces para a usabilidade dentro do desenvolvimento do design de interfaces; Objetivo: desenvolver produtos interativos que sejam utilizáveis, o que genericamente significa produtos fáceis de aprender, eficazes no uso, que proporcionem ao usuário uma experiência agradável.
Comparando bons e maus exemplos
Identificação de pontos fortes e fracos específicos de sistemas interativos diferentes; Observar onde é utilizado e por quem O que será projetato? Que tipo de atividades está sendo realizada pelas pessoas durante a interação? expressão escrita e falada, Ex.:Comunicação a distância requer liberdade de destinatário (edição, consulta...) Tarefa: pense no que você pode fazer atualmente utilizando sistemas baseados em computador? Pense no número de interfaces e dispositivos interativos que estão disponíveis? Pense maneiras de usuário interagir com o sistema?
Quais saberes são importantes?
Considerar no que as pessoas são boas ou não Considerar o que pode auxiliar as pessoas na sua atual maneira de fazer as coisas; Pensar no que pode proporcionar experiências de qualidade ao usuário Ouvir o que as pessoas querem e envolvêlas no design; Utilizar técnicas baseadas no usuário durante o processo de design.
Vamos verificar nossa percepção
Pense e escreva: Qual é a diferença entre realizar uma chamada telefônica de um telefone público e de um celular? Observe :
Quais os tipos de usuários para esses dispositivos a relação em cada caso: usuário – máquina Como é a interface de cada um – generalização Qual o contexto de uso
Design de Interação
Design de produtos interativos que fornecem suporte às atividades cotidianas das pessoas, seja no lar ou no trabalho; Conhecimento de como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem; Winograd (1997) o projeto de espaços para comunicação e interação humana