como aumenta a estrutura
A estatura média do homem brasileiro é de 169-170 cm(1), que acaba sendo ligeiramente inferior à média mundial de 176 centímetros. Em termos estatísticos, existe uma série de fórmulas conhecidas que permitem calcular aproximadamente a altura que a criança terá em adulta.
Para calcular a altura é necessário somar a altura da mãe e do pai, dividir essa soma ao meio e, em seguida, se o cálculo está sendo feito para um menino, deverá adicionar 13 cm, se for para raparigas deverá subtrair(2). Com uma probabilidade de 90%, a altura do futuro adulto terá uma variação ± 10 cm.Como calcular altura: formula da altura
A desnutrição, assim como uma dieta pobre em proteínas, conduzem a uma diminuição da altura média. Por exemplo, a estatura média dos habitantes da Coreia do Norte é cerca de 7 cm menos do que a dos habitantes da Coreia do Sul. A causa desta diferença está na desnutrição constante ao longo de várias gerações(3).
Os cientistas acreditam que a altura do indivíduo depende em 80- 85% de factores genéticos (em primeiro lugar, da altura dos pais) e em apenas 15-20% de fatores externos(1). Entre os fatores externos, um papel importantíssimo tem a ingestão suficiente de alimentos e o consumo dos micronutrientes essenciais.
Alimentos que aumentam a estatura
Os ingredientes mais importantes para o crescimento são a vitamina D e o zinco, pelo que o consumo destes microelementos nos primeiros meses e anos de vida da criança são vitais para a determinação da sua estatura em adulto. É evidente que em adultos já formados estes nutrientes já não fazem ninguém mais alto.
No que diz respeito ao cálcio, em primeiro lugar, não foi encontrada nenhuma evidência de relação entre o crescimento da criança e o consumo de alimentos ricos em cálcio e, por outro lado, não ficou ainda provado que o consumo de cálcio melhora de fato a saúde dos ossos em indivíduos adultos(4).
VEJA TAMBÉM:
Regras de treino de força para