Como As Mudan As Na Sociedade E Na Linguagem Afetam O Ambiente De Trabalho
Luiz Henrique, 19 de janeiro de 2015
Hoje em dia, muitas pessoas usam tênis até mesmo com terno social.Tudo isso são indícios de que vivemos em uma nova era, uma menos informal. Sírio Possenti expõe em seu excelente texto sobre linguística, Língua e Sociedade, em sua coluna Palavreado, no site Ciência Hoje, como o aumento da informalidade e das mudanças no ambiente da nossa sociedade pode afetar a linguagem.
Segundo o colunista Sírio Possenti, a evolução da língua não se caracteriza apenas por um caráter corretivo. Há um pensamento de que as línguas antigas eram melhores, e as atuais mais decadentes, ou que as línguas atuais são mais aprimoradas, há opinião para tudo, mas a verdade é que a língua não é perfeita, nunca foi, e nunca chegará a ser e sempre será passível de mudanças e alterações. Alterações essas perceptíveis no decorrer da mudança de comportamento da sociedade. A única forma de conter essas modificações, para que a língua fosse conservada, seria construir uma máquina que congelasse o tempo, criando uma imagem estática, sem vida, completamente sem movimento, como uma fotografia.
O que ajuda a sustentar essa hipótese de que a língua atual é "decadente" é que há uma ideia que em algum suposto momento da sociedade já teria existido uma língua considerada perfeita, como a anterior a língua de Babel, antiga língua grega, e assim por diante. Mas a verdade é que a sociedade está em constante mudança, não permanece estática, para acompanhar essas mudanças a língua acaba sendo transformada, de maneira espontânea e natural. Nunca existiu língua certa, língua errada, ou perfeita.
Outro fator que também pode alterar o comportamento da sociedade pode estar diretamente ligado às transformações pelas quais o ambiente no qual a mesma vive acaba passando. Esse ambiente, o qual habita uma determinada sociedade também afeta sua linguagem. Como é o caso dos esquimós, que possuem diversas palavras