COMO ARTICULAR A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COM AS ESPECIFICIDADES E AS DEMANDAS DA COMUNIDADE?
Palavras - chaves: escola, democracia, função social, cultura.
Neste primeiro módulo em sua essência discute a função social da escola, que tem como foco inicial formar o aluno enquanto cidadão, a escola deve mostrar caminhos, a mesma tem o papel de intermediadora no processo de ensino-apredizagem, de despertar a criatividade e a construção do seu próprio conhecimento, ou seja, é formar o aluno no sentido de compreender sua função social. No inicio a educação era apenas para os filhos das elites (ricos), preferencialmente para os homens, as mulheres mal apareciam em cena social, excluindo a grande maioria. A diferença mais importante entre as escolas do passado e as de hoje é que aquelas escolas atendiam uma minoria de alunos e as de hoje estão repletas de alunos de todas as origens, já que a grande maioria das crianças brasileiras freqüenta a escola pública.
A partir do século XX mais especificamente nas décadas de 20 e 30, o acesso à escola começou a se ampliar, em contrapartida as salas de aula não comportavam o contingente de alunos nem tão pouco os professores estavam preparados para essa realidade, gerando problemas de “qualidade” que persistem até os nossos dias. Surge em 1961 a nossa primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de âmbito nacional, a LDB ( Lei nº 4.024/61), todavia, sempre houve um descompasso entre as determinações legais e a realidade onde a escola estava inserida.
Neste cenário, a escola exercia a função social como responsável pela transmissão do saber sistematizado, modificando-se conforme as demandas da sociedade da época. Mas no século XX, especificamente nos anos 30, isso começa a mudar, a escolaridade torna obrigatória para todas as crianças. Embora muitos permaneçam na escola, poucos completa, o ensino fundamental no tempo esperado, pois existe um excesso de repetência e altos índices de evasão tornando o sistema escolar um