Como abrir uma empresa
Tentaremos aqui, passar de forma simplista, quais são os procedimentos a serem processados para efetivação da abertura e encerramento da empresa, exemplificando inclusive, quais os procedimentos legais deverão ser executados através do preenchimento de alguns formulários (anexos).
Quando se pensa em abrir uma empresa, o primeiro ato já deve estar definido nas cabeças dos sócios ou do empreendedor (no caso de se individual). O que se cogita aqui, é que a sua empresa deverá ter um nome de fácil assimilação e, se possível, voltada para a atividade que deverá empreender. O nome da empresa servirá a partir de agora, como o cartão de visita a primeira vista, então, procure buscar algo que realmente seja atrativo e que atenda as suas necessidades.
No caso da escolha de um nome, é aconselhável ir à Junta Comercial da cidade na qual será aberta a empresa, para checar se não existe outra empresa com nome igual ou semelhante ao escolhido, no mesmo ramo de negócios, evitando-se, assim, aborrecimentos futuros.
Não se deve copiar nomes e/ou marcas já existentes, pela existência de legislações específicas sobre o assunto. Por lei, não pode haver duas empresas com nomes idênticos no mesmo ramo de atividade dentro do Estado. Para obter a Certidão de Busca, basta ir até a Junta Comercial, preencher o Formulário de Busca de Nome e pagar a taxa correspondente.
É importante destacar que o registro de nome na Junta Comercial não garante o direito de uso da marca. A marca