cominicação empresarial
Psicologia e Comportamento Organizacional
O que é Esquizofrenia?
É um distúrbio que afeta a consciência do próprio eu, as relações afetivas, a percepção o pensamento.
Há diversos tipos de esquizofrenia e nenhuma característica única comum a todos.
Os principais sintomas são:
Delírios;
Alucinações;
Comportamento hiperativo ou catatônico
Causas
Por ser uma doença complexa especialistas em saúde mental não sabem ao certo sua causa. No entanto, alguns fatores genéticos parecem estar envolvidos.
Alguns eventos ambientais podem desencadear a esquizofrenia nas pessoas que geneticamente já apresentam risco.Você está mais propenso a desenvolver a esquizofrenia se algum familiar já tem a doença.
A esquizofrenia afeta ambos os sexos. Ela geralmente começa na adolescência ou na fase adulta jovem, mas pode começar em idade mais avançada. Nas mulheres, a esquizofrenia tende a começar mais tarde e na infância aparece depois dos 5 anos. A esquizofrenia infantil é rara e pode ser difícil diferenciá-la de outros transtornos de desenvolvimento da infância, como o autismo.
Exames
Não há testes médicos para diagnosticar exatamente a doença. Um psiquiatra deve examinar o paciente para determinar o diagnóstico. O diagnóstico é feito com base em uma entrevista minuciosa com a pessoa e seus familiares. O médico fará perguntas sobre:
A duração dos sintomas
Como a capacidade funcional da pessoa mudou
Histórico de desenvolvimento
Histórico familiar e genético
Se a medicação funcionou
Sintomas de Esquizofrenia
Geralmente, os sintomas se desenvolvem lentamente durante meses ou anos. Às vezes, podem ocorrer vários sintomas, e outras vezes, podem ocorrer somente alguns.
As pessoas com qualquer tipo de esquizofrenia podem ter dificuldade de manter em seu ciclo de amizades e de trabalhar. Elas também podem apresentar problemas relacionados a ansiedade, depressão e pensamentos ou