Comidas
Ribeirão esta situado na região fisiográfica do litoral- Mata, microrregião homogênea - Mata Úmida. Minha pequena cidade originou-se em decorrência da existência do Engenho Ribeirão, depois Usina Pinto e depois Usina Ribeirão, com um aglomerado de casas em redor de uma capela sob a invocação de Santana, no século XVIII.
Pela situação geográfica e terras mais apropriadas para o plantio de cana-de-açucar , foi nítido que Ribeirão cresceu e evoluiu e assim tornou-se vila, um marco e fator apreciável para o desenvolvimento foi a chegada da Estação da linha férrea em 25 de março de 1862 o que propiciou melhor ligação com a capital Recife. Logo depois subordinada a Distrito de Gameleira , e com a atividade açucareira e a instalação da Usina de açúcar Ribeirão foi elevada à categoria de cidade e município a 11 de Setembro de 1928 por força da Lei Estadual n° 1931 sancionada pelo Governador Estácio Coimbra.
O topônimo é originário de um ribeiro perene e tributário do Rio Amaraji, que banha a cidade pelo leste. Na entrada da cidade é vista com grande placa " Princesa dos Canaviais ", por ser a cana-de-açúcar a base da sua economia que por muito tempo foi uma das maiores fontes de riqueza de Pernambuco e que perdura até hoje sendo a fonte de emprego pra muitos cidadãos que vimos no corte da cana e dentro da Usina.
Em divisão territorial, o município é constituído de três Distritos: Ribeirão, Aripibú e José Mariano (Caxangá) . Contendo uma população de 36,343 habitantes , sendo o 6° município mais populoso da Mata Úmida.
Economia
A economia de ribeirão, como quase todas as economias dos municípios na Zona da Mata, está calcada na agroindústria canavieira, tradicional atividade econômica que acompanhou o processo histórico da economia do Estado.
Com efeito, o município é grande produtor de cana-de-açúcar, matéria-prima básica da importante agroindústria sucroalcooleira do Estado. A atividade econômica é, basicamente,