começo Trabalho cientidico

643 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA:

Desde os primórdios da humanidade a idéia de crescimento se confunde com o domínio e transformação da natureza, os recursos naturais eram vistos como ilimitados. No sistema capitalista atual, temos como consequência a geração excessiva de resíduos que atingem a humanidade há algumas décadas, mas somente a partir do final de século XX e no começo do século XXI o impacto antrópico sobre o meio ambiente se torna reconhecido pela sociedade. (Ribeiro, Daniel. Resíduos sólidos: problemas ou oportunidades? Pág. 3-6)

O crescimento constante da atividade industrial mundial e a falta de medidas eficazes para as políticas ambientais acarretam no excesso de resíduos gerados pela produção sem um correto descarte dos mesmos, e vários outros problemas ambientais e como consequência da falta de um sistema de gestão ambiental eficiente há o comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras e também das atuais.

A preocupação com o meio ambiente está gerando um novo paradigma para a gestão de negócios, problemas ambientais estão tomando conta do cotidiano de várias organizações. As transformações pressionam empresas a tomarem atitudes ambientalmente responsáveis.
(Aligleri, Lilian. Gestão socioambiental. Pág. 87).

A partir do estudo, queremos resolver a problemática dos resíduos gerados pela Fibria. De que forma podem-se desenvolver projetos de reaproveitamento dos resíduos industriais ou transformação destes em subprodutos da produção de celulose da Fibria?

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS:

O objetivo geral do projeto é reduzir gastos com o manejo de resíduos do processo industrial da celulose ou até mesmo gerar lucros com práticas ambientalmente sustentáveis. Para atingir tal objetivo, os objetivos específicos foram os seguintes: I) Analisar o processo de produção da celulose; II) Verificar as características químico-físicas dos resíduos; III) Analisar as possíveis aplicações dos resíduos como subprodutos; IV)

Relacionados