começo da contabilidade
Resumo do vídeo
O homem primitivo, mesmo sem saber praticava a contabilidade; ao contar suas armas de caça e pesca, ou seus rebanhos, ele obtinha o controle de suas posses!Mas os primeiros Registros Patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates); dando se início a origem do diário.
Séculos mais tarde, mais um rio também seria palco de outras civilizações, que muito contribuíram para a História da Contabilidade. No baixo Nilo, nas planícies de inundação , a agricultura floresceu e com ela um povo que deixou um legado até os dias de hoje, os Egípcios ; pois as margens do rio, florescia o Papiro ( planta ), que transformada servia para o registro dos Escribas da época; os primeiros Livros Contábeis! Sempre as margens de rios ou mares, ela foi crescendo cada vez mais!
Os Fenícios outra civilização, navegaram pelo Mediterrâneo e expandiram sua rede de comércio, desenvolvendo as trocas Monetárias e simplificaram assim, os Registros por Símbolos.
O maior, e mais desenvolvido Império da Antiguidade, foi o Romano (Península Itálica) que se expandiu pela Europa, Norte da África e Oriente Médio, em seus termos levando a “Paz Romana”, e desenvolvendo um Sistema Jurídico de Contabilidade Organizada. Após sua queda, os Árabes (1201 no Renascimento), contribuíram para a influência do comércio na velha Europa, com os manuscritos de contabilidade que trouxeram com eles, para a Península Ibérica. Comércio que floresceu principalmente nas cidades Italianas de Gênova, Veneza, Florença e Pizza.
Precisava se de uma escrituração, para ver o interesse entre Credores e Investidores, e Consumidores e Fornecedores. Nascia a Sistematização da Contabilidade junto com o Renascimento, Luca Paccioli (Frade Franciscano), autor do método das “Partidas Dobradas”, princípio ao qual, todo lançamento a crédito numa conta, faz com que surja outra conta, onde é registrada a mesma importância a débito.
No descobrimento do Brasil