Comex
Grau de mobilidade dos fatores de produção, natureza do mercado, existência de barreiras aduaneiras, distancias e variações monetárias.
Razões que levam uma empresa a ingressar:
Melhorias financeiras, marketing e status, qualidade, ampliação no mercado, redução da instabilidade, import de tecn oculta.
ACC – adiantamento feito por uma instituição financeira ao exportador antes da exportação. A ACC pode ser comparada a um desconto de pedido de venda em carteira. Baixo custo é um diferencial.
ACE – adiantamento feito por instituição financeira ao exportador, por conta do efeito embarque de mercadorias exportadas. Melhores prazos de pagamentos.
Oportunidades: novas tecnologias, mudanças na lei e mudanças econômicas, politicas.
Ameaças: declínio do produto, mudanças econômicas e na politica a novos concorrentes.
Comércio Atacadista: distribuidor, atacadista regional, compradores industriais, compradores residentes e agentes.
Comércio Varejista: cadeias de varejistas, lojas de departamento, lojas especializadas, lojas variedades, lojas de desconto, venda por catálogo e comercio eletrônico.
As fases de acesso da empresa no mercado externo:
1ºfase-o agente estabelece o contato inicial de seu produto.
2ºfase-com maior experiência e informação sobre o mercado, pode estabelecer um contato mais direto com os demais componentes do sistema.
Tipos de agentes que trabalham para exportadores:
-que trabalha para o exportador
-que compra para revender
-que trabalha para compradores
Os pontos que devem ser inclusos em um importador:
Idioma adotado para fins de solução, o agente pode transferir o acordo a um sucessor, exclusividade do agente e período de vigência.
Fatura Pro Forma – documento emitido pelo exportador em caráter preliminar a pedido do importador, para providenciar o inicio da efetivação da importação e permite o importador obter a LI , fechar pagamento antecipado.
Fatura Comercial – documento