Direito moral e ética
Fonte:
SEGAL, Marcelo. Direito e Legislação. 2ªed., Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2009, Capitulo I e II, p. 2 á 21.
Desde a Infância já sabemos reconhecer o nosso direito e o direito do nosso próximo, desta forma podemos afirmar que ele é um sentimento que faz parte do ser humano.
No inicio da civilização não era diferente, todos sabiam quais eram seus direitos mas não podiam exigi-los, criou-se então as leis com o objetivo de garantir os direitos e deveres do homem, afim de obter paz, bem estar e progresso. Mas ainda assim existe muita injustiça, leis que não são cumpridas. Com isso devemos observar dois conceitos que tem semelhanças e diferenças entre si, a moral e a ética, conceitos esses de extrema importância em nossa vida pessoal e profissional.
A Moral são regras que recebemos em nossa educação, antes mesmo de conhecermos as leis, é através da nossa moral que destinguimos o certo do errado, o bem do mal, é ela que atribui os nossos valores como seres humanos.
A Ética são nossos valores morais com um pouco mais de cultura que devemos colocar em prática em nossa vida profissional. Praticar a ética é seguir regras que nem sempre estão nas leis, mas que nos auxilia a viver e a conviver melhor.
Deste modo podemos concluir que direito, moral e ética são instrumentos que promove a igualdade entre as pessoas, e que se unem em uma mesma