comercio
Tema: CORDA DE 81 NÓS
SFU
IrSergio Simões – CIM
Definição: A Maçonaria é uma instituição filosófica e filantrópica dotada de um exoterismo místico e uma natural simbologia que nos conduzem a uma reflexão profunda através de simples utensilios profanos.
A Corda de 81 Nós é um símbolo presente nos templos maçonicos onde se pratica o R.E.A.A., e é encontrada no alto das paredes junto ao teto e acima das colunas zodiacais, sendo que a mesma deve ser instalada de modo que seu nó central fique acima do trono do VM, acima do dossel se for baixo, ou abaixo dele e acima do delta se o dossel for alto.
Dessa forma a Corda ainda conta com 40 nós equidistantes de cada lado que se estendem pelo norte e pelo sul, os extremos terminam em ambos os lados da porta do templo, em duas borlas, representando a Justiça e a Prudência.
Origem: A Corda de 81 Nós é um dos símbolos mais controversos da iconografia maçônica. Ela se presta a diversas interpretações e sua origem e real significado tem sido objeto de multiplas especulações.
Em busca da origem, chega-se a Grécia Antiga onde os longos cabelos das mulheres eram usados para fazer as cordas usadas nas defesas das cidades. Já os agrimençores egipcios usavam a corda com nó para demarcar os pontos específicos das contruções. Foram também usadas na idade média como instrumento para medir e demonstrar dimensões e proporções da cúpula que se desejava contruir através da sombra sabiamente provocada por uma luz. Uma das possíveis origens da corda de 81 nós é datada em 23 de agosto de 1773, por ocasião da instituição da primeira palavra semestral da cadeia de união, quando na casa “FOLIE-TITON” em Paris, tomou posse Louis Phillipe de Orleans como Grão-mestre da ordem maçonica na França. Naquela solenidade estavam presentes 81 irmãos e a decoração da abóboda celeste apresentava 81 estrelas.
Simbolismo: A numerologia é a ciência que estuda com profundidade os números, características, poderes e