Comercio Internacional
• Fatores de Custo: Os altos custos fixos, relacionados a elevados investimentos de capital em instalações e maquinário, fazem com que a empresa precise diluir esses custos através do aumento da produção, consequentemente buscando o aumento das vendas no mercado internacional. Os altos investimentos podem também estar relacionados ao aumento dos custos em desenvolvimento do produto, como no caso dos softwares. Alem disso, o fator custo também podem estar relacionado a suprimentos, as empresas buscam fornecedores com menor custo, onde o custo com mão de obra e outros fatores produtivos, como energia, são baixos.
• Fatores de Concorrência: quando uma das empresas concorrentes investe em outro país, ou outros podem sentir-se obrigados a seguir o exemplo para não perder mercado. Alem disso, se um concorrente lança no mercado um novo produto para um segmento do mercado sensível a preço, a concorrente pode retaliar investindo em um produto semelhante, porem para manter ou baixar o preço, precisa recorrer a fornecedores estrangeiros com os custos de produção mais baixos.
• Fatores de Mercado: com o aumento do turismo internacional, os padrões e interesses dos consumidores passaram a ficar cada vez mais globais. Empresas cujos produtos os clientes queiram encontrar em qualquer lugar tiveram que lançar-se no mercado internacional, como é o caso do Mac Donald e Kodak.
• Fatores Tecnológicos: