Comercio exterior
1. Nas atividades de marketing em nível de empresa, também, ocorre uma evolução da função de marketing; a qual se inicia com o aprendiz de marketing e se encerra com o marketing institucionalizado. No Brasil, somente empresas que possuem uma atividade de marketing institucionalizado atuam em negócios internacionais?
Justifique.
NÃO! Muito embora, uma maior institucionalização possa ampliar as chances de sucesso e reduzir os equívocos, especialmente os de ordem cultural, em nosso país empresas classificadas em outras etapas da evolução do marketing organizacional, mesmo as empresas aprendizes de marketing ou sem marketing, aceitam desafios e, surgindo oportunidades, se lançam ao mercado internacional.
2. A evolução do marketing em nível internacional se inicia com o marketing doméstico e culmina com o marketing global. As duas primeiras etapas com uma orientação etnocêntrica são o marketing doméstico e o marketing de exportação.
Nesse sentido, mencione três diferenças entre o marketing de exportação e o marketing internacional. Responda, ainda, o que vem a ser uma orientação etnocêntrica e uma orientação policêntrica de marketing?
No marketing de exportação, normalmente, são exportados os mesmos produtos comercializados no mercado interno. Dentro de uma perspectiva etnocêntrica o foco continua sendo o mercado doméstico brasileiro e a atividade internacional é considerada secundária dentro do direcionamento da empresa. Por outro lado, uma característica exclusiva do marketing internacional é sua orientação policêntrica, com ênfase, sempre que for necessário, na adaptação do produto e da promoção comercial aos mercados estrangeiros. Busca-se, entender e tratar cada mercado dentro de suas características específicas, adaptando-se o Mix de Marketing a realidade local. Por exemplo, o mercado da Colômbia é diferente do mercado do
Peru, mesmo que ambos falem o mesmo idioma e muitos dos costumes sejam
parecidos.