Comercio Exterior
Dificuldade ou diminuição das vendas no mercado interno AMÉRICA LATINA, é bastante competitivo, fazendo muitas vezes com que as empresas não tenham uma venda mensalmente definitiva o que leva as organizações a buscarem outras oportunidades de mercado, optando assim pelas exportações. Isso realmente nos faz entender que as exportações para o mercado internacional se sobressaem as vendas no mercado interno.
O ponto chave para a compreensão e existência do Comércio Internacional são as necessidades de mercado que não podem ser atendidas pelo mercado interno.
Países que não têm petróleo, por exemplo, devem reter divisas (moeda internacional = p.e. US$) exportando seus produtos para a aquisição do petróleo existente em outro país. Logo, o Comércio Internacional é a forma necessária de intercâmbio de necessidades entre regiões diversas.
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais. A perspectiva de desenvolvimento do processo negocial envolve a exploração de elementos essenciais, e é através da sua relação, que deriva a condução e os resultados da negociação. Da interacção entre esses vários elementos surge um quadro dentro do qual se podem distinguir cinco condições essenciais que definem e que determinam a natureza de uma negociação. Os cinco elementos da essenciais da negociação são:o objecto,o contexto,as apostas,o poder e os