Comercio exterior x sustentabilidade
Módulo: 4
Atividade: Posicionamento Crítico
Título: Meio Ambiente e Comércio Exterior na temática sócio-ambiental
Aluno: Adriana Akemi Komido
Disciplina: Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
Turma: GE 19
Introdução
As questões socioambientais são complexas e múltiplas e nos permite somente um conhecimento superficial do assunto. Assim que nos aprofundamos no assunto, começamos a compreender toda a cadeia que move esse tema.
Passamos então do simples conhecimento de hábitos simples dentro de nossas casas e começamos a analisar dentro do ambiente de trabalho de uma forma muito mais ampla. Nessa atividade estarei abordando o tema Agricultura no Brasil, um ambiente que faz parte do meu dia a dia, pois trabalho em uma indústria de máquinas agrícolas e estamos vendo cada vez mais a tecnologia tomar conta desse mercado.
A mecanização agrícola é sem duvida um dos grandes avanços da agricultura nas ultimas décadas, estando cada vez mais presente inclusive em médias e pequenas propriedades, trazendo inúmeros benefícios ao produtor. Porém o seu uso de maneira displicente ou irracional pode ocasionar vários danos aos recursos naturais, principalmente a água e ao solo.
Justificativa
O comercio vem crescendo rapidamente – as milhões de negociações feitas de bens e serviços nos mercados internos e externos dos países que formam a ordem econômica, social e política no planeta. Com isso, podemos considerar que o comercio é um estimulante da produção e que impacta diretamente no meio ambiente. Com isso, caso não tenhamos a conscientização dos Estados com relação ao desenvolvimento sustentável, o impacto será direto no meio ambiente, causando degradação ambiental.
Porém o comercio exterior também provoca o desequilíbrio entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, devido à ofertas de mão de obra barata e uma legislação ambiental pouco rigorosa, grandes indústrias se instalam nesses países obtendo grandes