Comercio de sucatas
Aluno: Luisa Vincensi. Profº : Eduardo da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso (Gestão Ambiental – Gam 0068) – Saneamento Ambiental 24/11/12
RESUMO O trabalho foi desenvolvido documentalmente sobre uma pesquisa realizada na empresa Sucatas De Papel,o proprietário é Orlando Dalmolin, visionário empreendedor de Santa Catarina, que trabalha juntamente a sua familia, e sua equipe, considerada pelo empresario como parte chave de sua familia e sua empresa.Orlando Dalmollin foi acompanhado e entrevistado. Tendo em vista a alta produção de lixo desenvolveu mais sua empresa vendendo a sucata em sua forma primaria, apenas coleta e revende. No decorrer de anos de trabalho desenvolveu clientela fixa, dominando a região em sua area. Palavras Chave: Empreendedorismo, Produção de lixo, Apoio familiar.
1 INTRODUÇÃO
O mercado atual, em constante desenvolvimento e altamente competitivo, pressiona as empresas a se adaptarem com rapidez e eficiência, assim, seus administradores precisam enxergar as oportunidades certas para assim manter a organização e o crescimento, buscando ter uma visão do futuro e uma orientação de qualidade para os funcionários. No ramo da reciclagem temos o exemplo da Sucata de Papel Dalmolin, uma empresa que coleta, seleciona e enfarda materiais como papelão, plástico, ferro, cobre e alumínio. Atuando no início da cadeia de reciclagem, não processa qualquer material, revendendo a mercadoria com a mesma composição que comprou. Sua sede esta situada as margens da BR101 na cidade de camboriu em um terreno de 11.000m². a empresa de sucatas trabalha com 97 empresas de varias regiões, sendo a maior no ramo do centro-norte catarinense. O diferencial da empresa é o regime de comodato, que garante certa exclusividade da empresa na região, garantindo boas parcerias, consequentemente dificultando o estabelecimento de concorrentes.
2 2 GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS Devido à origem e composição do lixo, D’Almeida e